Rompendo com os padrões preestabelecidos



Novos rumos, novas tendências



No final do século XIX e início do século XX, surge o movimento Modernista, um movimento de vanguarda que ditou o caminho para uma criação mais livre, rompendo com os padrões estabelecidos para a arte.

Como resultado surgiram vários movimentos artísticos, como por exemplo, o Fauvismo, o Expressionismo, o Cubismo, o Dadaísmo, o Surrealismo, o Futurismo, entre outros.



Observe as imagens a seguir. Ambas retratam a mesma cena: a primeira foi pintada por Diego Velázquez, pintor espanhol, que pintou quadros palacianos, verdadeiros documentos oficiais em uma época que não existia a fotografia. Na reprodução abaixo, o pintor retrata a infanta Margarida Teresa e suas aias, o tutor, a pajem, a anã e um cão. O rei e a rainha são retratados ao fundo como um reflexo no espelho. Velázquez se autorretrata pintando o quadro.

Agora, observe a segunda ima­gem. Picasso, em 1957, retrata a mesma cena, com um estilo diferente e único. As figuras, o lugar, a cena é a mesma, porém ele constrói a imagem de maneira diferente.


Velázquez, Diego. As meninas. 1656.


 Velázquez, Diego. As meninas. 1656.

Velázquez, Diego. As meninas. 1656. Óleo sobre tela, 318 cm x 276 cm. Museo del Prado, Madrid (ES).




PICASSO, Pablo. As meninas segundo Velázques. 1957.


 PICASSO, Pablo. As meninas segundo Velázques. 1957.

PICASSO, Pablo. As meninas segundo Velázques. 1957. Óleo sobre tela, 194 cm x 260 cm. Museo Picasso, Barcelona (ES).





Leitura da Obra


Diego Velázquez (1599-1660), artista espanhol, nascido em Sevilha, pintou cerca de cem quadros no estilo barroco. Pintor da família real e possuidor de um dom extraordinário em captar com naturalidade os detalhes em suas telas, não somente por seu trabalho artístico, mas também por sua fidelidade e coroa, foi consagrado cavaleiro da ordem de Santiago.





  • Ilusão do espaço: a larga área do teto da sala ajuda a criar a ilusão de espaço.
  • Autorretrato do próprio Velázquez.
  • Infanta Margarida com cinco anos. Ela seria a futura imperatriz. é a figura central do quadro.
  • Aias da infanta Margarida.
  • O homem no fundo da sala, subindo as escadas, é José Nieto, responsável pelo governo da casa real no dia a dia. Ele aponta para o espelho para chamar a atenção do observador para o reflexo do casal real.
  • Uma freira e um padre simbolizando o poder da Igreja naquela que era considerada a nação católica mais devota da Europa.
  • Filipe IV e sua esposa estão refletidos no espelho, por este motivo, acredita-se que eles estavam presentes a posar, na posição de observadores.
  • À esquerda da obra, observe que há uma grande tela.






Rompendo com os padrões - Marcel Duchamp


Artista francês, Marcel Duchamp nasceu em Blainville, França, a 28 de julho de 1887, e morreu em Nova Iorque, EUA, em 2 de outubro de 1968.

Marcel Duchamp elaborou os ready-made, isto é, objetos encontrados já prontos, às vezes acrescentando detalhes, outras vezes atribuindo-lhes títulos arbitrários (sugestões ou irônicos).

Observe o que Duchamp, artista conceitual, criou:


Duchamp, Marcel. Roda de bicicleta (terceira versão). 1951. Roda de metal montada num banco de madeira pintado


 Duchamp, Marcel. Roda de bicicleta (terceira versão). 1951. Roda de metal montada num banco de madeira pintado

Duchamp, Marcel. Roda de bicicleta (terceira versão). 1951. Roda de metal montada num banco de madeira pintado, 129,5 cm x 63,5 cm x 41,9 cm. The Sidney and Harriet Janes Collection.







Rompendo com os padrões - Sonhos e loucuras


Salvador Dalí, em suas obras, representou sonhos. Rompeu com a realidade, criando imagens impossíveis, perturbadoras, que instigam o imaginário provocando as mais diversas sensações. Salvador Dalí é um representante do movimento Surrealista.

Salvador Dalí nasceu em Figueras, Espanha, em 1904. Além de pintura o artista fez filmes, escreveu, criou e desenhou roupas, frascos de perfume e anúncios de revista. Uma das maiores características de suas pinturas é o fato de elas se parecerem com fotografias.

Surrealismo é um movimento literário e artístico, lançado em 1924 pelo escritor francês André Breton (1896-1966), que se caracterizava pela expressão espontânea e automática do pensamento (ditada apenas pelo inconsciente) e, deliberadamente incoerente, proclamava a prevalência absoluta do sonho, do inconsciente, do instinto e do desejo, bem como a renovação de valores (morais, políticos, científicos e filosóficos).


DALÍ, Salvador. A persistência da memória. 1931.


 DALÍ, Salvador. A persistência da memória. 1931.

DALÍ, Salvador. A persistência da memória. 1931. Óleo sobre tela, 24,1 cm x 33 cm. The Museum of Modern Art, Nova Iorque (US).






Glossário


Aia: dama de companhia; mulher encarregada da educação de crianças da nobreza.

Pajem: pessoa que na Idade Média acompanhava um príncipe.

Tutor: aquele que ampara, protege, defende; guardião.

Conceitual: em que há conceito “dito engenhoso”, espirituoso.